aparelho externo

Aparelho externo: o que é, para que serve e principais tipos

O aparelho externo é um tipo de aparelho que possui peças que ficam posicionadas externamente à boca, sendo essa a origem do nome.

Confira mais a seu respeito no artigo abaixo:

O que é aparelho externo?

O aparelho externo é um tipo de aparelho ortopédico utilizado por dentistas com o objetivo de estimular ou frear o crescimento dos ossos da face.

Ele recebe esse nome devido ao fato de possuir peças que ficam externas a boca, fazendo com que ele seja bastante chamativo, o que pode ser visto como um ponto negativo para diversas pessoas.

É possível encontrá-lo em modelos diferentes, que apesar de possuírem estruturas, todos possuem peças que ficam externas à boca.

Quando ele é utilizado durante a infância, esse aparelho é capaz de evitar a necessidade de realizar uma cirurgia ortognática futuramente.

Para que serve o aparelho externo?

O aparelho externo é um aparelho ortopédico, ou seja, ele serve para estimular ou frear o crescimento dos ossos da face do paciente.

Dessa forma, esse aparelho consegue corrigir os problemas que não são possíveis de se corrigir com o aparelho ortodôntico convencional.

Sendo assim, esse aparelho pode ser utilizado para corrigir casos de crescimento excessivo ou insuficiente da mandíbula do paciente.

Por se tratar de um aparelho que influencia no desenvolvimento ósseo do paciente, ele só consegue exercer sua função durante a infância e adolescência, que é o período em que os ossos ainda estão em desenvolvimento.

Ou seja, ele é utilizado como uma forma de evitar a necessidade de se realizar uma cirurgia ortognática futuramente, visto que ele corrige os problemas antes da consolidação óssea.

Tipos de aparelho externo

Assim como foi dito anteriormente, o aparelho externo possui alguns modelos diferentes, nos quais cada um é utilizado para uma função em específico.

No entanto, apesar de serem modelos diferentes, todos eles possuem um aparelho intraoral que fica no interior da boca. Sendo assim, confira seus principais modelos:

AEB

AEB

O AEB é um tipo de aparelho externo que é utilizado quando é necessário refrear o crescimento da mandíbula do paciente.

Dessa forma, ao utilizá-lo é possível tratar casos de prognatismo de classe esquelética, ou seja, é possível tratar casos onde a mandíbula do paciente se projeta para frente, deixando o paciente aparentando estar com o queixo muito para frente.

Esse aparelho é composto por:

  • Arco facial, também chamado de aparelho thurow, que consiste em um dispositivo composto por uma parte intraoral, que fica no interior da boca e um arco externo, que fica externo à boca e serve como ponto de apoio para os elásticos do aparelho;
  • Elásticos que são responsáveis por realizar a junção entre o arco facial e o apoio externo, ou seja, eles exercem a força do aparelho responsável pela pressão;
  • Apoio externo consiste em um tecido flexível que pode ser posicionado na nuca, atrás ou na parte superior da cabeça, de forma que a mudança do local onde ele fica posicionado altera o tipo de força exercida pelo aparelho, fazendo com que assim ele tenha uma função diferente.

Máscara facial Petit

A máscara facial Petit consiste em um aparelho que possui a função de estimular o desenvolvimento da mandíbula, ou seja, ele é utilizado quando o paciente sofre de retrognatismo mandibular, que é quando a mandíbula se encontra muito para trás.

Ela é composta por:

  • Um arco interno, que é posicionado no interior da boca e serve de apoio para o elástico do aparelho;
  • Elásticos, que são responsáveis por fazer a ligação entre o arco interno e a máscara Petit, ou seja, são eles que exercem a força que modifica a estrutura facial;
  • Máscara Petit, consiste em uma espécie de máscara que possui dois apoios, um que fica no queixo e outro na testa, interligados por uma haste metálica que possui suporte para os elásticos.

Cuidados para se ter com o aparelho extrabucal

Existem alguns cuidados que deve-se ter com o aparelho externo para que ele seja capaz de exercer sua função da forma correta e seja possível mantê-lo em um ótimo estado.

Confira algumas dicas de cuidados que devemos ter com o aparelho:

  • Utilize-o todos os dias;
  • Higienize bem o aparelho e os dentes;
  • Guarde-o sempre em seu próprio estojo de forma que ele não venha a amassar ou ser danificado;
  • Troque os elásticos regularmente de acordo com a recomendação do dentista, e lembre de sempre trocar os dois lados juntos, para que não haja uma pressão maior de um único lado;
  • Remova o aparelho para se alimentar;
  • Faça as visitas regulares ao dentista;
  • Não tente realizar ajustes no aparelho por conta própria;
  • Remova o aparelho para realizar atividades físicas e esportes.

Além disso, devido ao fato de esse aparelho ser utilizado por crianças, é necessário que os pais estejam sempre atentos e incentivando-a a utilizar o aparelho durante o tempo necessário, assim como higienizá-lo e armazená-lo em um local adequado.

Caso alguma dor ou desconforto surja durante o uso, é recomendado consultar o dentista para que ele possa realizar os ajustes necessários no aparelho.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são importantes para que o dentista possa realizar qualquer tipo de ajuste necessário.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *