Foco em sorriso de mulher que segura aparelho estético

Descubra quais são os 3 tipos de aparelho estético existentes!

O tratamento com aparelhos ortodônticos tem se tornado cada vez mais comum nos dias de hoje tanto entre os adolescentes quanto entre os adultos.

Eles são utilizados para corrigir problemas de desalinhamentos, apinhamentos e outros problemas de má-oclusão.

Sua popularização também contribuiu para que fossem desenvolvidas alternativas estéticas para esse tipo de aparelho.

Sendo assim, nesse artigo falaremos mais a respeito do aparelho estético, confira:

O que é aparelho estético?

O aparelho estético é um tipo de aparelho, semelhante ao aparelho ortodôntico convencional, porém garante ao paciente um visual esteticamente mais agradável.

Sendo assim, ele é uma alternativa do aparelho convencional que foi desenvolvida para que o paciente passe pelo tratamento de forma mais discreta.

Portanto, assim como sua versão metálica, o aparelho estético é utilizado para corrigir os mesmos problemas que são corrigidos pelo aparelho convencional.

Qual a diferença do aparelho estético e do convencional?

Tanto o aparelho convencional quanto o aparelho estético possuem a mesma função de corrigir problemas de desalinhamentos dentários e má-oclusão.

Sendo assim, a única diferença entre os dois modelos se baseia no fato de que um é mais discreto que o outro.

Porém, o aparelho estético também possui um modelo que possui características diferentes, que é o Rizzu ou Invisalign.

Ele é diferente dos demais pelo fato de se tratar de um aparelho móvel que possui o formato semelhante a uma placa miorrelaxante.

Foco em sorriso de mulher que segura aparelho estético

Quais as vantagens do aparelho estético?

Os aparelhos estéticos são utilizados para solucionar os mesmos problemas que o aparelho ortodôntico convencional, porém ele possui algumas vantagens que serão mencionadas a seguir, confira:

Apresenta resultados mais rápidos

Apesar de não ser em todos os casos, os aparelhos estéticos autoligados e os alinhadores invisíveis realmente apresentam resultados mais rápidos.

Isso se deve ao fato de eles não utilizarem as famosas borrachinhas de aparelho, o que garante que eles não percam eficácia com o passar do tempo, como ocorre no aparelho convencional.

A perda de eficiência do aparelho convencional ocorre devido ao fato de que as borrachinhas de aparelho perdem a elasticidade com o passar do tempo.

Com isso, o período de tempo no qual elas perdem a elasticidade até a manutenção mensal, portanto, durante esse período o aparelho perde grande parte de sua eficácia.

Já no aparelho autoligado e no Invisalign isso não ocorre, pois eles não utilizam as borrachinhas, sendo assim não perdem eficácia com o passar do tempo.

São mais discretos

A característica que confere a eles o nome de aparelho estético é o fato de ser um aparelho mais discreto que os demais.

Dessa forma, ele proporciona aos pacientes um tratamento esteticamente mais agradável visto que ele se camufla na boca do paciente.

Portanto, o aparelho estético serve como uma forma de realizar o tratamento ortodôntico sem que o paciente fique com o sorriso metálico.

Quais são os tipos de aparelho estético?

Atualmente existem alguns modelos diferentes de aparelhos estéticos, porém todos eles possuem o mesmo objetivo, que é o de corrigir desalinhamentos e problemas de má-oclusão.

Sendo assim, confira quais são os principais tipos de aparelhos estéticos:

Aparelho estético Invisalign ou Rizzu

O Invisalign ou Rizzu, ou os alinhadores invisíveis, consistem em um conjunto de placas de acrílico que são colocadas diretamente sobre os dentes.

Esse aparelho é removível e possui o formato exato dos dentes, de modo que ele se fixe com maior facilidade e eles também são transparentes, o que contribui para sua discrição.

Por se tratar de um aparelho que possui o formato exato dos dentes, ele é todo planejado de maneira individual.

Sendo assim, ele é feito através de um molde intraoral realizado da boca do paciente que fornece um molde 3D digital e através desse molde é possível confeccionar todas as placas que serão utilizadas no decorrer do tratamento.

Portanto, antes mesmo de se iniciar o tratamento com o Invisalign já é possível ter uma noção de quando o tratamento será finalizado.

Aparelho convencional estético

O aparelho convencional estético é um tipo de aparelho ortodôntico transparente que, assim como o nome sugere, é uma alternativa do modelo convencional.

Sendo assim, ele é exatamente como o aparelho convencional e utiliza tanto os braquetes quanto as borrachinhas de aparelho, porém ele é construído com materiais diferentes que garantem sua discrição.

Portanto, ele pode ser confeccionado de porcelana e resina, que são materiais esbranquiçados e garantem que a cor do aparelho se assemelhe a cor dos dentes ou de safira, que é um material transparente e faz com que ele também se camufle entre os dentes.

Visando garantir sua descrição, ele também utiliza borrachinhas de aparelho da cor dos braquetes para proporcionar um visual menos chamativo.

Foco em sorriso feminino com aparelho estético autoligado

Aparelho autoligado estético

O aparelho autoligado estético é uma variante do aparelho autoligado convencional que possui o objetivo de proporcionar ao paciente um tratamento mais discreto.

Sendo assim, da mesma maneira que o aparelho convencional estético, o aparelho autoligado estético possui as mesmas partes que o autoligado metálico, porém suas peças são confeccionadas com materiais diferentes.

Os modelos de aparelho estético são os aparelhos de resina e a porcelana, que são materiais esbranquiçados e possuem uma tonalidade semelhante a dos dentes, e o aparelho de safira, que é feito com um material translúcido e se camufla em meio aos dentes devido a isso.

Além disso, esse tipo de aparelho não utiliza borrachinhas, portanto não necessita se preocupar com o fato de as borrachinhas interferirem em sua estética.

Por que é importante escolher uma boa clínica odontológico para colocar seu aparelho estético?

Na hora de colocar seu aparelho estético é importante escolher uma clínica de confiança, pois é nela que será realizado todo o acompanhamento do seu tratamento.

Sendo assim, ao escolher uma clínica de confiança o paciente consegue garantir que seu tratamento será realizado por profissionais de confiança e com equipamentos de alta qualidade.

Portanto, confie na OralDents pois ela garante que você será atendido pelos melhores profissionais e com os melhores equipamentos.

A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *