aparelho dentário móvel

Aparelho dentário móvel: confira o que é e seus modelos!

Atualmente existem diversos modelos de aparelho dentário móvel e cada um desses modelos possui uma função específica.

Dessa forma, para saber mais a respeito deles, continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é aparelho dentário móvel?

O aparelho dentário móvel diz respeito a um dispositivo utilizado para realizar tratamentos dentários, podendo ser aparelhos ortodônticos, apenas para corrigir o posicionamento dos dentes, ortopédicos, para corrigir o posicionamento da mandíbula e do maxilar do paciente, ou como forma de manter os dentes no lugar após o tratamento ortodôntico.

Assim como o nome sugere, esse tipo de aparelho é removível, ou seja, o paciente pode removê-lo a qualquer momento.

Para que serve o aparelho dentário móvel

Para que serve o aparelho dentário móvel?

Atualmente existem diferentes modelos de aparelho dentário móvel de modo que cada um seja utilizado para uma finalidade específica.

Algumas das funções que podem ser exercidas por aparelhos móveis são a abertura do céu da boca, o alinhamento dos dentes e a contenção dos dentes para evitar que eles se movimentem após o término do tratamento ortodôntico.

Sendo assim, esse tipo de aparelho pode ser utilizado para realizar os mais diversos tipos de correções relacionadas ao posicionamento dos dentes, desenvolvimento ósseo e correção de alguns hábitos parafuncionais.

Principais tipos de aparelho dentário móvel

Assim como foi dito anteriormente, o aparelho dentário móvel pode ser encontrado em diferentes modelos de forma que cada um possua sua função específica.

Sendo assim, confira quais são seus principais tipos:

Aparelho móvel transparente

O aparelho móvel transparente, também conhecido como Invisalign ou alinhadores invisíveis, consiste em um aparelho ortodôntico que é utilizado para fazer o alinhamento dos dentes.

Diferentemente dos outros modelos de aparelhos ortodônticos, o Invisalign não utiliza braquetes e fio ortodôntico.

Ele consiste em um conjunto de placas que possuem o formato dos dentes e é confeccionada com um material translúcido, o que faz com que ele seja bastante discreto.

Esse modelo é feito a partir de um molde digital, que permite projetar o desenvolvimento do tratamento, fazendo com que seja possível confeccionar todos os alinhadores antes do início do tratamento.

Assim como os outros modelos ortodônticos, esse aparelho possui o objetivo de promover o alinhamento dos dentes corrigindo alguns problemas de má-oclusão de origem dentária.

Aparelho externo

O aparelho externo consiste em um modelo de aparelho ortopédico móvel, ou seja, ele é responsável por intervir no desenvolvimento da mandíbula e da maxila do paciente.

Ele pode ser encontrado em dois modelos, sendo um deles a máscara Petit, que possui uma espécie de máscara que fica posicionada na frente da face, e o AEB, que é um modelo onde há uma faixa que passa por detrás da cabeça.

Porém, o fato de ser um aparelho ortopédico faz com que ele possa ser utilizado apenas por crianças, visto que em adultos ele não consegue exercer sua função de intervir no desenvolvimento ósseo, pois seus ossos já estão completamente desenvolvidos.

Aparelho dentário móvel funcional

Também conhecido como aparelho móvel ortopédico, o aparelho móvel funcional, assim como o aparelho externo, possui a função de intervir no desenvolvimento ósseo.

Seu modelo mais conhecido é o aparelho para abrir o céu da boca, que é utilizado com o intuito de estimular a abertura da arcada dentária do paciente.

Contenção móvel

O aparelho de contenção móvel é um dos modelos de aparelho de contenção, e, como tal, possui o objetivo de manter os dentes em seu devido lugar após a realização do tratamento ortodôntico.

Seu modelo convencional consiste em uma parte de acrílico que possui um fio metálico que passa na frente dos dentes e assim consegue manter os dentes em seu lugar.

Durante seu uso, pode ser necessário realizar alguns ajustes para que ele consiga continuar exercendo sua função da maneira correta.

Além do modelo convencional, também é possível encontrar o modelo estético, que é semelhante aos alinhadores invisíveis, no entanto é uma única placa.

Quanto tempo devo utilizar o aparelho dentário  móvel

Quanto tempo devo utilizar o aparelho dentário  móvel?

Assim como foi visto anteriormente, o aparelho dentário móvel possui diversos modelos e cada um deles é utilizado com um determinado objetivo.

Além disso, cada paciente possui uma demanda única, portanto não é possível dizer um tempo específico, pois cada paciente necessitará utilizá-lo por um determinado tempo.

Cuidados durante o tratamento com o aparelho dentário móvel

Assim como qualquer outro tipo de aparelho, o aparelho dentário móvel também exige que o paciente tenha alguns cuidados com ele para um melhor andamento do tratamento.

Sendo assim, confira quais são os principais cuidados que devemos ter com ele:

Disciplina

O aparelho dentário móvel, assim como o nome sugere, pode ser removido pelo paciente a qualquer momento, o que faz com que seja necessário que o paciente tenha disciplina para usá-lo.

Sendo assim, mesmo que ele deva ser removido para realizar a higienização bucal e para alimentar-se, é importante que ele seja colocado na boca novamente.

Dessa forma, o paciente deve ter disciplina para voltar a utilizá-lo após removê-lo, visto que caso não use-o pelo tempo necessário ele não terá o resultado esperado.

Higiene

O aparelho dentário móvel possui a vantagem de poder ser retirado para higienizá-lo e durante a alimentação, o que garante que seja mais simples de higienizá-lo.

No entanto, é importante que o paciente sempre higienize os dentes e o aparelho antes de recolocá-lo na boca para prevenir o surgimento de complicações bucais.

Armazenamento

Assim como foi dito anteriormente, esse aparelho pode ser removido pelo paciente a qualquer momento, no entanto, isso requer um certo cuidado.

Dessa forma, ao removê-lo é importante que o paciente guarde o aparelho em sua devida embalagem, porém, na hora de armazená-lo é importante que o paciente higienize-o.

Esse cuidado é necessário para evitar que ocorram acidentes que podem acabar danificando a estrutura do aparelho e assim comprometer o tratamento.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares garantem ao paciente a oportunidade de realizar consultas odontológicas e oferecem ao profissional a possibilidade de acompanhar a saúde bucal dos pacientes.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *