aparelho de cerâmica

Aparelho de cerâmica: o que é, para que serve e cuidados

O aparelho de cerâmica, também conhecido como aparelho de porcelana é uma alternativa estética do aparelho convencional.

Nesse artigo falaremos mais a respeito desse tipo de aparelho. Confira:

O que é aparelho de cerâmica?

O aparelho de cerâmica é uma alternativa estética do aparelho ortodôntico convencional, no qual os braquetes metálicos são substituídos por outros de cerâmica.

Essa substituição de braquetes faz com que o aparelho perca sua aparência metálica e fique com uma tonalidade semelhante à dos dentes.

Isso faz com que o aparelho fique mais discreto e se camufle na boca do paciente, garantindo que ele passe por um tratamento mais discreto.

Esse aparelho funciona de forma semelhante ao convencional, ou seja, ele corrige o posicionamento dos dentes através da pressão exercida pelo conjunto de seus componentes.

Sua versão convencional é composta por braquetes, fio ortodôntico e borrachinhas, enquanto a versão autoligada é composta por fio ortodôntico e braquetes.

Isso se deve ao fato de os braquetes do aparelho autoligado serem mais desenvolvidos e conseguirem prender o fio ortodôntico sem utilizar as borrachinhas.

Para que serve o aparelho de cerâmica?

O aparelho de cerâmica, assim como o aparelho convencional, é utilizado para corrigir problemas relacionados ao mau posicionamento dos dentes e má-oclusões.

Sendo assim, os principais tipos de problemas corrigidos por esse aparelho são a mordida aberta, a mordida cruzada, os diastemas e o apinhamento dentário.

Portanto, geralmente ele tende a ser utilizado quando o paciente necessita corrigir algum desses problemas e deseja um tratamento mais discreto que o aparelho metálico.

Qual a diferença entre o aparelho de cerâmica e o aparelho convencional?

A principal diferença entre o aparelho de cerâmica e o aparelho ortodôntico convencional se baseia no material de construção dos braquetes.

Dessa forma, enquanto o convencional possui os braquetes confeccionados de um material metálico, o de cerâmica possui seus braquetes confeccionados de porcelana odontológica.

Isso faz com que eles possuam uma grande diferença estética devido ao fato de o metal contrastar com os dentes, enquanto a porcelana se camufla entre eles.

No entanto, apesar de serem confeccionados com diferentes materiais, ambos os modelos possuem uma ótima resistência física e ao amarelamento.

Além disso, ambos aparelhos possuem a mesma eficiência, ou seja, eles realizam a correção dos problemas de oclusão com o mesmo tempo.

Vantagens do aparelho de cerâmica

A principal vantagem do aparelho de cerâmica é o fato de seus braquetes possuírem uma tonalidade semelhante à tonalidade dos dentes.

Dessa forma o aparelho de cerâmica consegue se camuflar entre os dentes, possibilitando ao paciente um tratamento mais discreto.

Toda essa discrição não faz com que ele perca em nada no quesito de resistência e durabilidade para o convencional.

Além disso, ele também possui uma alta resistência ao amarelamento, o que garante que ele não mude sua tonalidade ao decorrer do tratamento.

Desvantagens do aparelho de cerâmica

A principal desvantagem do aparelho de cerâmica se encontra no aparelho de cerâmica convencional, o que faz o uso de borrachinhas.

Isso se deve ao fato de que, por mais que os braquetes mantenham sua cor ao decorrer do tratamento, as borrachinhas ainda são capazes de amarelar.

E como as borrachinhas que são utilizadas junto com o aparelho de cerâmica geralmente são tonalidades mais claras, elas tendem a amarelar mais facilmente.

Sendo assim, é importante que o paciente evite consumir alimentos muito pigmentados para evitar manchas nos elásticos do aparelho.

Além do mais, devido ao fato de o aparelho de cerâmica ser uma versão estética, ele tende a ter um valor um pouco mais elevado que o modelo metálico.

Cuidados que devemos ter com o aparelho ortodôntico de cerâmica

Cuidados que devemos ter com o aparelho ortodôntico de cerâmica

Assim como o aparelho convencional, o aparelho de cerâmica também exige alguns cuidados para evitar o aparecimento de complicações.

Sendo assim, confira alguns cuidados que devemos ter com esse aparelho:

Higienizar os dentes corretamente

É importante manter uma boa higienização dos dentes com uma boa escovação e o uso correto do fio dental durante toda vida, no entanto, ao utilizar aparelho ortodôntico, esse cuidado se torna ainda mais importante.

O uso do fio dental com aparelho tende a ser um pouco mais difícil, no entanto com o fio dental para aparelho é possível utilizá-lo normalmente.

Através da boa higienização é possível evitar o aparecimento de algumas complicações, tais como tártaro, gengivite e cáries.

Evite alguns alimentos

Durante o uso do aparelho de cerâmica é importante que o paciente evite consumir certos alimentos devido ao fato de que eles podem acabar danificando a estrutura do aparelho.

São alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados:

  • Balas muito pegajosas, como caramelos e afins;
  • Pirulitos;
  • Chicletes;
  • Torresmo;
  • Frutas muito duras.

Dessa forma, na hora de consumir frutas mais rígidas, como maçã ou goiaba, é recomendado que o paciente parta a fruta em pedaços menores para facilitar na hora de ingeri-la.

Evite alguns hábitos

Ao utilizar um aparelho ortodôntico o paciente deve deixar de lado alguns hábitos conhecidos como hábitos parafuncionais.

Esses hábitos parafuncionais são conhecidos por causarem diversos problemas na cavidade oral do paciente, além disso, eles também podem danificar a estrutura do aparelho ortodôntico.

Portanto, é recomendado evitar hábitos como roer unhas e utilizar os dentes para abrir tampas de garrafas para não danificar o aparelho.

Realize as manutenções regulares

Para a progressão do tratamento ortodôntico é importante que o paciente realize as manutenções regulares.

Isso se deve ao fato de que elas são responsáveis por garantir que o dentista possa realizar os ajustes necessários para a progressão do tratamento.

Sendo assim, é importante que o paciente compareça a elas para que o tratamento continue surtindo efeito.

LEIA TAMBÉM: Aparelho de safira: diferenças, vantagens, cuidados e valor

Realize seu tratamento odontológico em uma clínica de confiança

Na hora de realizar seu tratamento odontológico é importante escolher uma clínica de confiança, visto que é ela quem fornecerá todo o tratamento.

Além disso, também é importante que a clínica possua bons profissionais, visto que o resultado do tratamento depende da capacidade do profissional.

Sendo assim, a OralDents é capaz de lhe proporcionar um tratamento com uma ótima estrutura e com ótimos profissionais.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *